Projeto Final do Bootcamp de UX/UI Ironhack

Mariana Libardi
6 min readOct 21, 2020

--

BeerSpoke, um app que auxilia a pessoa na jornada em busca da cerveja ideal.

Briefing

Não é de hoje que o mercado da cerveja artesanal está em expansão, e cada vez mais aumenta a curiosidade das pessoas por esse líquido produzido a partir de água, malte, lúpulo e levedura. E como sommelière especializada em cerveja a minha curiosidade por saber onde as pessoas buscavam informações sobre cerveja e como elas escolhem a cerveja no bar, no mercado, ou na loja virtual, fez com que esse projeto nascesse. Partindo desse contexto, esse projeto busca entender por qual canal as pessoas buscam informação sobre cerveja artesanal e se existe a desejabilidade de um produto digital para auxiliá-las nesta jornada.

Road Map

Com o briefing definido, o próximo passo foi organizar o cronograma e as atividades do dia. Durante essas duas semanas de projeto final, tínhamos apenas um compromisso fixo que era a nossa daily, reunião realizada entre o time para saber o que foi feito ontem, o que vou fazer hoje e se tenho algum impedimento, normalmente dura de 10 a 15 minutos e quando feita presencialmente todos os participantes devem ficar em pé, como nosso bootcamp foi 100% remoto, a nossa daily tinha esse diferencial, e também houveram alguns dias da semana que nossos professores trouxeram alguns assuntos solicitados pela turma durante o bootcamp.

Portanto tínhamos praticamente o dia todo para trabalharmos em nossos projetos, e sempre que precisávamos podíamos solicitar ajuda dos colegas e/ou professores. Bom, organizei meu cronograma no Google Docs. (sim, eu sei, deveria ter usado o Trello, no próximo projeto irei usa-lo), e esse foi o meu cronograma:

Road Map

Pesquisa de mesa

Antes de partir para o formulário de pesquisa e entrevistas, conversei com duas grandes sommelières (Pri Colares e Bia Amorim) e pesquisei muito sobre o assunto na internet. E consegui alguns dados muito importantes:

  • Nos últimos 4 anos, no Brasil, houve um aumento de 35% no consumo de cerveja artesanal;
  • E isso se deve ao fato que: o consumidor brasileiro busca por produtos diferentes; aumentou o número de lançamentos de novas cervejas; e as inovações de produtos.
  • Outro ponto que me chamou a atenção é que a grande maioria dos consumidores de cerveja artesanal preza por beber menos, mas com qualidade.

Pesquisas Quantitativas e Qualitativas

Com a pesquisa de mesa finalizada, desenvolvi um formulário de perguntas no Google Forms e com ele obtive 105 respostas. No final do formulário comentei que a pesquisa iria ter continuidade e se alguém quisesse se candidatar poderia deixar seu e-mail ou @ do Instagram, e foi assim que consegui agendar 3 entrevistas para entender um pouco melhor a relação do usuário com a cerveja artesanal. No fim, consegui realizar 2 das 3 entrevistas agendadas e os dados mais relevantes foram os seguintes:

  • 58% dos entrevistados pede conselhos de amigos na hora de escolher por cervejas;
  • 35% utiliza o aplicativo Untappd (o queridinho dos cervejeiros);
  • 55% tem de pouco a médio conhecimento sobre cerveja artesanal;
  • 61% bebe cerveja artesanal ocasionalmente;
  • 93% quer entender mais sobre a cerveja que está comprando.

Normalmente não sei se alguma cerveja que não conheço vale a pena. Muitas tem um preço muito alto e as vezes acabo comprando e não gostando. Se não conheço e não tenho uma indicação, acabo escolhendo as de sempre. (Daniel, um dos usuários entrevistados)

Diagrama de afinidade

O diagrama é o local onde é reunidas todas informações coletadas até agora nas pesquisas e serve para organizar os dados e as ideias.

Mapa de empatia e Personas

Com todas informações organizadas, desenvolvi o mapa de empatia e consegui entender melhor as dores, as necessidades, e as frustrações para então desenvolver as personas, sendo a Fernanda, a minha persona primária e o Roberto, minha persona secundária.

Mapa de Empatia
Persona primária e secundária

Mapa de jornada do usuário

A customer journey map is a visualization of the process that a person goes through in order to accomplish a goal. It’s used for understanding and addressing customer needs and pain points.
- Nielsen Norman Group

Mapa de jornada do usuário

Ao desenvolver o mapa de jornada do usuário pude compreender rapidamente a experiência do usuário e entender bem o ponto de dor, que é quando ele se depara com uma grande variedade de cervejas, não sabendo diferenciar estilos, gostos, sabores e acaba perdendo muito tempo escolhendo alguma cerveja e por fim acaba frustrado e comprando a mesma cerveja de sempre. Destacando assim o problema que deve ser tratado como prioridade na solução.

How Might We?

Como podemos criar uma maneira para que as pessoas consigam encontrar cerveja artesanal que esteja de acordo com seus gostos pessoais?

Mind map & Brainstorm

Essas são ótimas ferramentas para encontrar novas ideias sobre problemas conhecidos ou desafios propostos. Ambos são formas altamente eficazes de gerar novas ideias e organizar seus pensamentos.

Mind map & Brainstorm

Foi através desse board feito no Mural que eu fiz meu brainstorm e compilei todas as ideias que passaram pela minha cabeça desde que comecei o projeto e isso me ajudou muito na próxima etapa do processo.

Método MOSCOW

Para priorização de funcionalidades utilizei o método MOSCOW (Must have, Should have, Could Have, Won’t have):

Método Moscow

Site Map

O site map é usado para mostrar a relação entre as páginas de um site. E também são usados ​​para documentar a organização, navegação e rotulagem encontradas em um site.

Site Map

User Flow

Em seguida realizei o fluxo do usuário desde o cadastro até a hora do match com a cerveja que o aplicativo sugere para ele.

User Flow

Moodboard

O moodboard é um conjunto de imagens, materiais e pedaços de texto que trazem um “cheirinho” do projeto.

Moodboard

BeerSpoke

Logo

E assim nasceu o BeerSpoke, que é um produto digital que auxilia a pessoa na jornada em busca da cerveja ideal.

O nome do app é a junção de:

Beer = Cerveja

+

Bespoke (made for a particular customer or user) = Sob Medida

E representa o conceito do produto que é apresentar cervejas que estejam de acordo com os gostos de cada usuário.

Protótipo

Esse é o protótipo final do meu aplicativo.

*No momento o protótipo está passando por iteração devido a alguns testes realizados. Assim que acabar a iteração postarei aqui.

Style Guide

Style Guide

Conclusão

Com o aplicativo BeerSpoke o usuário poderá:

  • Ter uma biblioteca com cervejas sugeridas a partir do gosto pessoal dele;
  • Escolher a cerveja no mercado, bar, loja em tempo hábil evitando que ele compre “sempre a mesma”;
  • Aumentar seu conhecimento sobre cerveja artesanal;
  • Conhecer cervejarias menores;
  • E adquirir o hábito de beber menos, mas melhor.
Cheers!

--

--

Mariana Libardi

As a UX designer, I turn challenges into meaningful solutions, enhancing experiences for users and businesses.