prework | desafio 3: usability evaluation and site redesign

Mariana Libardi
4 min readAug 3, 2020

--

Essa publicação faz parte dos meus estudos do Bootcamp de UX/UI Design na Ironhack São Paulo.

Challenge:

Escolher um aplicativo de viagem e desenvolver um estudo de caso através de entrevistas com um seleto grupo de usuários e a partir do resultado propor melhorias para corrigir os pontos problemáticos encontrados ao longo da pesquisa.

User type:

Jovem casal entre 20 e 40 anos, situação financeira estável, gostariam de tudo organizado antes da viagem.

Research and Persona:

Aurora e Joaquim, moram em Barcelona e em 2021 completam 5 anos de casados. Por isso decidiram investir em uma viagem para celebrar a data. Para eleger o destino usaram o clima romântico e o gosto que ambos têm em comum: cerveja artesanal. O destino escolhido pelo casal: Bélgica.

  • Aeroporto de destino: Aeroporto de Bruxelas (Brussels Airport), aeroporto internacional;
  • Moeda local: Euro (€);
  • Vacinação: não existe nenhuma exigência por parte do país;
  • Visto: Ambos possuem cidadania italiana e estão autorizados a ficar no país por quanto tempo desejarem;
  • O que vestir? A viagem está programada para Setembro, final de verão/início do outono. Precisaram levar roupas de meia estação, casacos leves, capa de chuva, tênis e alguma calçado à prova d’água.
  • Datas: A viagem acontecerá de 02/09 a 21/09.

Benchmarking

Nesta etapa, usarei os 10 princípios de Nielsen para avaliar os aplicativos de viagem e, usando a avaliação de Heurísticas de Usabilidade, escolherei o que melhor se adapta à realidade do tipo de usuário escolhido. Fiz comparações entre Hopper, Skyscanner, Trip Advisor.

| ✩ Verde = Ótimo | ✩ Amarelo = Bom | ✩ Vermelho = Ruim |

A partir destes critérios, o aplicativo escolhido foi o Hopper. Por ser um app desconhecido (ao menos para mim e para o grupo de entrevistados) considerei que seria interessante para encontrar os pontos problemáticos.

Testing

Realizei o teste com 4 pessoas com idades entre 20–40 anos usando métodos diferentes. Iniciei com o teste de 5 segundos da tela inicial. Quando perguntei sobre do que se tratava o aplicativo, todos responderam que era um aplicativo para reservar voos, hotel e carro.

Depois que todos clicaram na opção voos e indicaram o destino, observei que tiveram dificuldades durante o curso para o objetivo final: comprar a passagem aérea e reservar os hotéis.

Além disso pude observar os seguintes “pain points”:

  1. Idioma: notei que o aplicativo não tem um padrão e não se pode trocar o idioma para um só, no meu caso, algumas coisas ficam em espanhol (idioma selecionado no meu celular) e algumas coisas ficam em inglês.
  2. Quantidade de Passageiros: os usuários não acharam o botão, pois o mesmo aparece na mesma tela onde se define a origem e o destino da viagem. Como os usuários estão focados nestas 2 ações, não visualizaram a parte de escolher o números de viajantes.
  3. Calendário: o design do calendário inteiro é bastante confuso e foi confundido com o design utilizado para escolher os assentos do voo. O estilo do calendário utilizado para a parte e voos é diferente do utilizado na parte de hotéis, mais uma vez o aplicativo mostra uma falta de padrão, que também foi comentada pelos usuários.
  4. Design: ao usar o aplicativo o usuário sente que tem algo faltando, como se as telas não estivessem acabadas.

Todos usuários se sentiram meio perdidos no aplicativo e para chegar até a parte de confirmação de compra, realizaram mais de 20 cliques. Todos tiveram quase a mesma conclusão: o aplicativo não é intuitivo e se incomodaram por não ter um padrão tanto no idioma quanto no calendário.

Com base nos dados coletados nas entrevistas, decidi criar os seguintes wireframes para melhorar a interface do aplicativo e deixar ele mais simples e fácil de usar:

Também é possível visualizar o protótipo no Figma:

https://www.figma.com/proto/PonLdND41IxFUlSbRBmhvd/Exerc%C3%ADcios-Prework?node-id=119%3A5&scaling=scale-down

Conclusion

Este desafio me deu uma ideia mais clara de todo o processo. Foi muito interessante entender alguns conceitos como heurística, e as entrevistas deixaram óbvio o que estava impedindo o usuário de ter boa experiência com o aplicativo.

--

--

Mariana Libardi

As a UX designer, I turn challenges into meaningful solutions, enhancing experiences for users and businesses.